Imprevisto

Queda de energia preocupa pacientes e funcionários do Husm

Pâmela Rubin Matge

"

Uma queda de energia no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) deixou pacientes e funcionários às escuras, por pelo menos 1h30min da noite de quinta-feira.

De acordo com um médico que trabalha no hospital, o apagão aconteceu por volta das 22h30min. Segundo ele, apenas os setores de oncologia e psiquiatria não sofreram a falta de luz por terem um rede elétrica separada das demais instalações.

Leia mais notícias de Geral e Polícia

– Eu estava com um paciente de seis anos na tomografia quando acabou a luz. Por sorte, não era um caso grave. Mas ficamos sem elevador e tive que descer com a criança pelas escadas, guiado pela luz do celular. O que mais me chamou a atenção foi o fato de não termos lâmpadas de emergência. A alegação que nos deram é que houve um curto-circuito na rede interna. A rua tinha luz e o gerador só aciona quando o problema é na rede externa ao hospital. A vigilância sanitária e os bombeiros são tão rigorosos para algumas coisas, e que improvidência é essa? Como acontece uma coisa dessas aqui? – indigna-se o médico que não quis se identificar.

Segundo a superintendente do Husm, a médica Elaine Resener, a falta de energia elétrica foi causada devido um curto-circuito em um transformador da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que fica em frente ao hospital. Na mesma hora, técnicos do setor de manutenção foram mobilizados. Não havia pacientes passando por cirurgias no momento. Segundo o hospital, a última crirurgia da noite foi um transplante de rim, finalizado minutos antes do corte de energia.

Ebserh prorroga prazos de inscrição para concurso do Husm

– Temos três geradores aqui no hospital e um deles apresentou falha em uma peça. Hoje já providenciamos o conserto. Como os equipamentos das UTIs funcionam por um certo tempo à bateria, como ventiladores e respiradores, nenhum paciente foi prejudicado – diz Elaine.

A superintendente assegurou que a manutenção de aparelhos hospitalares é realizada mensalmente. Ela ainda informou que o hospital aguarda a vinda de novos geradores. Desde outubro do ano passado, a solicitação para aquisição dos equipamentos foi feita à presidência da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), responsável pela administração do Husm.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Polícia indicia 12 pessoas por tráfico de drogas

Próximo

Confira quem são os novos bixos da UFSM

Geral